Verão Pé de Rua - 2017

Uma viagem que superou todas as expectativas...uma experiência única.

Tentarei aqui explanar de forma resumida o que foi nossa viagem que teve duração de 23 dias, 4.300 km rodados, com um custo baixíssimo e esperamos encorajar vocês a entrarem nessa aventura.

 

O planejamento foi o ponto alto dessa viagem, na qual iniciamos no mês de março (isso mesmo 9 meses antes, um período de gestação inteiro) e batizamos como Verão Pé de Rua. Com muita pesquisa definimos os campings que gostaríamos de conhecer, montamos o roteiro e custos previstos, onde durante o período da viagem alteramos apenas um ponto de parada. No fim do texto vocês irão encontrar o link contendo o Planejamento de Custos , Distância e Tempo.

 

Partimos na madrugada do dia 19 com destino ao Camping do Siri, localizado na cidade de Marataízes no Espírito Santo e após 12 horas de viagem chegamos ao nosso destino. Conhecido por ser o maior camping do Brasil e ter em seu diferencial a recreação para todas as idades, chegamos com a expectativa de encontrar um ambiente movimentado e com suas instalações já em funcionamento. Porém encontramos um camping se preparando para o movimento do verão, ou seja, chegamos antes da festa. Não tendo muitas pessoas foi mais tranquilo conhecer suas instalações e conhecer as pessoas que ali estavam, 90 % ficaria até o mês de janeiro e os outros 10% não tinham data para ir embora, alguns já estão para o Carnaval. E nessas conversas nos colocaram exatamente o que esperávamos encontrar, um camping movimentado com uma programação para adultos e crianças, porém que só deveria se iniciar após o dia 25 (Natal). Desta forma como queríamos conhecer o camping com movimentação e em pleno funcionamento, efetuamos a primeira e única alteração em nosso roteiro inicial e nos programamos para voltar e conhecer o verdadeiro Camping do Siri.

 

Saímos do Camping do Siri no dia 22 pela manhã e no horário do almoço já estávamos em nosso segundo destino, Pousada & Camping Costamares em Guarapari no Espírito Santo. Um camping não tão conhecido, mas certamente um dos melhores que já visitamos, com saída 'pé na areia' acesso direto a praia, sua estrutura com chão todo gramado e cuidado único na jardinagem, une os ambientes do mar e campo em um só lugar. Guarapari possui mais de 50 praias e entre as praias que conhecemos estão a de Setiba, Bacutia, Três Praias, Areia Preta, do Meio, Castanheiras, Namorados e Virtudes. Visitamos a cidade de Vila Velha/ES onde conhecemos o Polo de Moda Gloria, a fábrica dos chocolates Garoto e o Convento da Penha, que possui um belo mirante e é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.

 

Após 5 dias em Guarapari, seguimos na madrugada para nossa terceira parada Hotel Mundaí Praia Camping em Porto Seguro na Bahia. Chegamos na manhã do dia 28, após cerca de 9 horas de viagem, porém como na região Nordeste não há horário de verão perdemos 1 hora. Ao realizar o check-in fomos recepcionados pela Gi, que é responsável pela Padaria que se encontra dentro da hospedagem, que nos apresentou todo o local, e seguramente podemos afirmar que está entre os 5 melhores campings do Brasil, com uma infraestrutura completa atendendo a hospedes em hotel, camping e motor home, além de estar em uma das cidades mais badaladas do nosso país e que o verão nunca acaba. E como não somos de ferro, nos preparamos para as noites de festas e já compramos antecipadamente ingressos para as 3 noites de shows que antecederam a noite do Réveillon que anualmente o complexo de eventos Axé Moi promove e nos preparamos para a noite de virada na Passarela do Álcool. Enfim nossos dias em Porto Seguro com certeza foram muito agitados, onde dormir foi um luxo. Tal como no Camping do Siri, encontramos viajantes fieis que lá estavam a algum tempo e usam como seu refúgio nas férias a cerca de 20 anos, transformando em um ponto de encontro de amigos. Um ponto curioso que chamou a atenção na área de camping foi que em duas barracas presenciamos a instalação de ar-condicionado móvel, onde a rede elétrica suportou sem problema algum. Além de Trancoso, Arraial da Ajuda, Santa Cruz Cabrália, Passarela do Álcool e Centro Histórico, destacamos como pontos obrigatórios para se conhecer a comunidade ribeirinha de Caraíva, localizada a 69km de Porto Seguro (durante o trajeto são cerca de 38 km de estrada de terra), e sequência de outro ponto obrigatório que é a Praia do Espelho. Após 6 dias e a vontade de ali permanecer, começamos nosso trajeto de volta na noite do dia 2.

 

E em nossa quarta parada retornamos ao Camping do Siri. E já na recepção percebemos que encontramos um local totalmente diferente daquele que tínhamos visto dias atrás, com uma grande fila para efetuar check-in. Assim que atendidos fomos procurar espaço para montar nossas barracas e a área que tínhamos ficado anteriormente já estava toda povoada, mas ao andar um pouquinho encontramos uma família desmontando acampamento e aguardamos para ali estabelecer o nosso. Com as barracas montadas partimos para reconhecer o camping e enfim ver o que todos falavam. Um ambiente totalmente descontraído com programação para toda a família com brincadeiras, eventos esportivos e dança, fazendo com que a recreação juntamente com a organização, limpeza e segurança os seus diferenciais. Para se ter ideia de proporção o camping estava com cerca de 1200 pessoas e é esperado para o carnaval cerca de 4000 pessoas. Ficamos até o dia 6 pela manhã e seguimos para nossa quinta e última parada.

 

Optamos por finalizar nossa viagem em um local já conhecido por nós, que é a Região dos Lagos e escolhemos a Pousada Dunas do Peró em Cabo Frio no Rio de Janeiro, para estabelecer nosso acampamento, onde possui estrutura para atender em chalés, camping e motorhome. Separamos um dia para visitação nas praias de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, que mesmo já conhecendo nos espantamos pela tamanha beleza natural que possui, não é à toa chamada de Caribe Brasileiro.

E no dia 10 finalizamos nossa jornada levantamos acampamento de volta para casa acrescentando na bagagem novas experiências, amizades e histórias.

Veja também:

Instagram

Pé de Rua @ All Rights Reserved

Desenvolvido por Turesso.com